Como baixar o XAMPP 2019
Se você é um desenvolvedor web ou um entusiasta da web que deseja criar e testar seus próprios aplicativos web localmente, você deve ter ouvido falar do XAMPP. O XAMPP é um pacote de software gratuito e de código aberto que fornece uma pilha completa de soluções de servidor da Web para vários sistemas operacionais. Neste artigo, explicaremos o que é o XAMPP, quais são seus recursos e benefícios, quais são algumas de suas alternativas e como baixar e instalar o XAMPP 2019 para Windows, Linux e Mac OS.
download xampp 2019
O que é o XAMPP?
XAMPP significa Cross-Platform (X), Apache (A), MariaDB (M), PHP (P) e Perl (P). É um pacote de software que contém esses componentes e permite configurar facilmente um ambiente de servidor da Web local em seu computador. Você pode usar o XAMPP para desenvolver e testar aplicações web escritas em PHP, Perl ou outras linguagens que requerem um servidor web e um banco de dados. Você também pode usar o XAMPP para instalar sistemas populares de gerenciamento de conteúdo (CMS), como WordPress, Joomla, Drupal e muito mais.
Recursos e benefícios do XAMPP
Alguns dos recursos e benefícios do uso do XAMPP são:
É gratuito e de código aberto. Você pode baixá-lo de sem pagar taxas ou licenças.
É multiplataforma. Você pode executá-lo no Windows, Linux ou Mac OS com configuração mínima.
É fácil de instalar e usar. Você só precisa baixar um arquivo e executar o instalador. Ele também vem com uma interface gráfica do usuário (GUI) que permite controlar os serviços e configurações.
É atualizado regularmente. Você pode obter as versões mais recentes do Apache, MariaDB, PHP, Perl e outros módulos em .
É independente. Você pode ter várias instâncias do XAMPP em um único computador ou copiá-lo de um computador para outro sem afetar as configurações do sistema.
Suporta várias linguagens de programação. Você pode usar PHP, Perl, Python, Ruby, Java, C# ou qualquer outra linguagem que possa ser executada no Apache.
Ele suporta vários bancos de dados. Você pode usar MariaDB (um fork do MySQL), SQLite, MongoDB, PostgreSQL ou qualquer outro banco de dados que possa se conectar com PHP ou Perl.
Suporta vários módulos. Você pode usar OpenSSL, php Meu artigo ainda não está terminado. Myo, FileZilla, Mercury Mail, Tomcat ou qualquer outro módulo que possa aprimorar sua experiência de desenvolvimento web.
Alternativas XAMPP
Embora o XAMPP seja uma escolha popular e conveniente para muitos desenvolvedores da Web, não é a única opção disponível. Dependendo de suas necessidades e preferências, você pode querer considerar algumas destas alternativas:
: um pacote de software semelhante executado no Windows e que inclui Apache, MySQL e PHP.
: um pacote de software semelhante executado no Mac OS e que inclui Apache, MySQL e PHP.
: um pacote de software semelhante executado no Linux e que inclui Apache, MySQL e PHP.
: uma plataforma de software que permite criar e executar contêineres que isolam seus aplicativos do sistema.
: uma ferramenta de software que permite criar e gerenciar máquinas virtuais que executam seus aplicativos.
: uma ferramenta de software que permite criar e gerenciar sites WordPress localmente.
Como baixar o XAMPP 2019 para Windows
Se você estiver usando o Windows como sistema operacional, aqui estão as etapas para baixar e instalar o XAMPP 2019:
Etapa 1: visite o site do XAMPP
Vá para .
Etapa 2: escolha a versão do XAMPP
O nome do arquivo do instalador do XAMPP será mais ou menos assim: xampp-windows-x64-7.4.9-0-VC15-installer.exe. Os números indicam a versão do XAMPP, a versão do PHP e a versão do Visual C++ Redistributable.Você pode escolher a versão que se adapta às suas necessidades, mas recomendamos usar a versão mais recente disponível. Para este artigo, usaremos xampp-windows-x64-7.4.9-0-VC15-installer.exe como exemplo.
Etapa 3: execute o instalador e siga as instruções
Depois de baixar o instalador do XAMPP, clique duas vezes nele para executá-lo. Você pode ver uma mensagem de aviso do Controle de Conta de Usuário (UAC) solicitando permissão para executar o programa. Clique em "Sim" para continuar. Você verá uma tela de boas-vindas com o logotipo do XAMPP. Clique em "Avançar" para prosseguir.
Você verá uma tela onde poderá selecionar os componentes que deseja instalar. Por padrão, todos os componentes são selecionados, mas você pode desmarcar aqueles de que não precisa. Por exemplo, se você não planeja usar Perl ou Tomcat, pode desmarcá-los. Clique em "Avançar" quando terminar.
Você verá uma tela onde poderá escolher a pasta de instalação do XAMPP. O local padrão é C:\xampp, mas você pode alterá-lo se desejar. No entanto, recomendamos usar o local padrão para evitar possíveis problemas. Clique em "Avançar" quando estiver pronto.
Em seguida, você verá uma tela na qual poderá escolher se deseja saber mais sobre o Bitnami, um serviço que oferece aplicativos da Web prontos para uso para o XAMPP. Você pode marcar ou desmarcar esta opção conforme desejar. Clique em próximo para continuar.
Você verá uma tela onde poderá revisar suas configurações de instalação. Clique em "Avançar" para iniciar o processo de instalação. Você verá uma barra de progresso mostrando o status da instalação. Pode levar alguns minutos, dependendo do seu sistema e da velocidade da Internet.
Quando a instalação estiver concluída, você verá uma tela onde poderá escolher se deseja iniciar o painel de controle do XAMPP agora ou mais tarde. Sugerimos iniciá-lo agora para que você possa testar se tudo está funcionando corretamente. Clique em "Concluir" para fechar o instalador.
Passo 4: Inicie o painel de controle do XAMPP e inicie os serviços
Se você escolheu iniciar o painel de controle do XAMPP na etapa anterior, ele deve abrir automaticamente após fechar o instalador. Se você não iniciou o painel de controle do XAMPP na etapa anterior, pode iniciá-lo no menu Iniciar ou no atalho da área de trabalho. O painel de controle do XAMPP é uma GUI que permite gerenciar os serviços e configurações do XAMPP. Você verá uma lista de serviços como Apache, MySQL, FileZilla, Mercury e Tomcat. Você também verá alguns botões e menus que permitem configurar, iniciar, parar ou reiniciar os serviços.
Para testar se o XAMPP está funcionando corretamente, você precisa iniciar pelo menos os serviços Apache e MySQL. Para fazer isso, clique no botão "Iniciar" ao lado de cada serviço. Você verá um indicador verde e um status "Executando" quando o serviço for iniciado. Você também pode ver algumas mensagens na janela do console abaixo da lista de serviços.
Depois de iniciar os serviços Apache e MySQL, você pode acessar a interface da Web do XAMPP a partir do seu navegador. Para fazer isso, abra seu navegador e digite ou na barra de endereço. Você verá uma página de boas-vindas com o logotipo do XAMPP e alguns links para várias ferramentas e recursos. Você pode usar esta página para testar seus scripts PHP, gerenciar seus bancos de dados, verificar suas configurações PHP e muito mais.
Parabéns! Você baixou e instalou com sucesso o XAMPP 2019 para Windows. Agora você pode usá-lo para criar e testar seus próprios aplicativos da web localmente.
Como baixar o XAMPP 2019 para Linux
Se você estiver usando o Linux como sistema operacional, aqui estão as etapas para baixar e instalar o XAMPP 2019:
Passo 1: Baixe o pacote XAMPP do site
Vá para .
O nome do arquivo do pacote XAMPP será mais ou menos assim: xampp-linux-x64-7.4.9-0-installer.run. Os números indicam a versão do XAMPP e a versão do PHP. Você pode escolher a versão que se adapta às suas necessidades, mas recomendamos usar a versão mais recente disponível. Para este artigo, usaremos xampp-linux-x64-7.4.9-0-installer.run como exemplo.
Etapa 2: tornar o pacote executável e executá-lo
Depois de baixar o pacote XAMPP, você precisa torná-lo executável e executá-lo como root. Para fazer isso, abra uma janela de terminal e navegue até a pasta onde você salvou o pacote. Por exemplo, se você o salvou na pasta Downloads, digite cd /Downloads no terminal.
Em seguida, digite chmod +x xampp-linux-x64-7.4.9-0-installer.run para tornar o pacote executável. Finalmente, digite sudo ./xampp-linux-x64-7.4.9-0-installer.run para executá-lo como root. Pode ser necessário inserir sua senha quando solicitado.
Você verá uma tela de boas-vindas com o logotipo do XAMPP. Clique em "Avançar" para prosseguir.
Passo 3: Siga o assistente de instalação e escolha os componentes
Você verá uma tela onde poderá selecionar os componentes que deseja instalar. Por padrão, todos os componentes são selecionados, mas você pode desmarcar aqueles de que não precisa. Por exemplo, se você não planeja usar Perl ou Tomcat, pode desmarcá-los. Clique em "Avançar" quando terminar.
Você verá uma tela onde poderá escolher a pasta de instalação do XAMPP. O local padrão é /opt/lampp, mas você pode alterá-lo se quiser. No entanto, recomendamos usar o local padrão para evitar possíveis problemas. Clique em "Avançar" quando estiver pronto.
Em seguida, você verá uma tela na qual poderá escolher se deseja saber mais sobre o Bitnami, um serviço que oferece aplicativos da Web prontos para uso para o XAMPP. Você pode marcar ou desmarcar esta opção conforme desejar. Clique em próximo para continuar.
Você verá uma tela onde poderá revisar suas configurações de instalação. Clique em "Avançar" para iniciar o processo de instalação.Você verá uma barra de progresso mostrando o status da instalação. Pode levar alguns minutos, dependendo do seu sistema e da velocidade da Internet.
Quando a instalação estiver concluída, você verá uma tela onde poderá escolher se deseja iniciar o painel de controle do XAMPP agora ou mais tarde. Sugerimos iniciá-lo agora para que você possa testar se tudo está funcionando corretamente. Clique em "Concluir" para fechar o instalador.
Passo 4: Iniciar e parar os serviços usando comandos de terminal
Se você escolheu iniciar o painel de controle do XAMPP na etapa anterior, ele deve abrir automaticamente após fechar o instalador. Se você não iniciou o painel de controle do XAMPP na etapa anterior, pode iniciá-lo no menu Iniciar ou no atalho da área de trabalho. O painel de controle do XAMPP é uma GUI que permite gerenciar os serviços e configurações do XAMPP. Você verá uma lista de serviços como Apache, MySQL, ProFTPD e Tomcat. Você também verá alguns botões e menus que permitem configurar, iniciar, parar ou reiniciar os serviços.
No entanto, se você preferir usar comandos de terminal para controlar os serviços XAMPP, poderá fazê-lo usando a seguinte sintaxe:
sudo /opt/lampp/lampp startstoprestart [serviço]
Por exemplo, se você deseja iniciar todos os serviços, digite:
sudo /opt/lampp/lampp start
Se você deseja parar apenas o serviço Apache, digite:
sudo /opt/lampp/lampp parar apache
Se você deseja reiniciar apenas o serviço MySQL, digite:
sudo /opt/lampp/lampp reiniciar mysql
Você também pode usar os seguintes comandos para verificar o status dos serviços ou obter ajuda:
sudo /opt/lampp/lampp status
sudo /opt/lampp/lampp ajuda
Depois de iniciar os serviços Apache e MySQL, você pode acessar a interface da Web do XAMPP a partir do seu navegador. Para fazer isso, abra seu navegador e digite ou na barra de endereço. Você verá uma página de boas-vindas com o logotipo do XAMPP e alguns links para várias ferramentas e recursos. Você pode usar esta página para testar seus scripts PHP, gerenciar seus bancos de dados, verificar suas configurações PHP e muito mais.
Parabéns! Você baixou e instalou com sucesso o XAMPP 2019 para Linux. Agora você pode usá-lo para criar e testar seus próprios aplicativos da web localmente.
Como baixar o XAMPP 2019 para Mac OS
Se você estiver usando o Mac OS como sistema operacional, aqui estão as etapas para baixar e instalar o XAMPP 2019:
Passo 1: Baixe o pacote XAMPP do site
Vá para .
O nome do arquivo do pacote XAMPP será mais ou menos assim: xampp-osx-7.4.9-0-installer.dmg. Os números indicam a versão do XAMPP e a versão do PHP. Você pode escolher a versão que se adapta às suas necessidades, mas recomendamos usar a versão mais recente disponível. Para este artigo, usaremos xampp-osx-7.4.9-0-installer.dmg como exemplo.
Etapa 2: abra o pacote e arraste a pasta XAMPP para a pasta Aplicativos
Depois de baixar o pacote XAMPP, clique duas vezes nele para abri-lo. Você verá uma janela com o logotipo do XAMPP e um ícone de pasta. Arraste o ícone da pasta para a pasta Aplicativos para copiar os arquivos XAMPP para o seu sistema. Pode ser necessário inserir sua senha quando solicitado.
Etapa 3: execute o aplicativo gerenciador XAMPP e inicie os serviços
Para executar o aplicativo gerenciador do XAMPP, vá para a pasta Aplicativos e abra a pasta XAMPP. Você verá um arquivo chamado "manager-osx". Clique duas vezes nele para iniciar o aplicativo. Você pode ver uma mensagem de aviso do Gatekeeper solicitando permissão para abrir o aplicativo. Clique em "Abrir" para continuar.
O aplicativo gerenciador do XAMPP é uma GUI que permite gerenciar os serviços e configurações do XAMPP. Você verá uma lista de serviços como Apache, MySQL, ProFTPD e Tomcat. Você também verá alguns botões e menus que permitem configurar, iniciar, parar ou reiniciar os serviços.
Para testar se o XAMPP está funcionando corretamente, você precisa iniciar pelo menos os serviços Apache e MySQL. Para fazer isso, clique na guia "Gerenciar servidores" e selecione cada serviço. Em seguida, clique no botão "Iniciar" no canto inferior direito da janela. Você verá um indicador verde e um status "Executando" quando o serviço for iniciado.
Depois de iniciar os serviços Apache e MySQL, você pode acessar a interface da Web do XAMPP a partir do seu navegador. Para fazer isso, abra seu navegador e digite ou na barra de endereço. Você verá uma página de boas-vindas com o logotipo do XAMPP e alguns links para várias ferramentas e recursos. Você pode usar esta página para testar seus scripts PHP, gerenciar seus bancos de dados, verificar suas configurações PHP e muito mais.
Passo 4: Acesse a interface web do XAMPP a partir do seu navegador
Se você deseja acessar a interface web do XAMPP a partir do seu navegador, você precisa certificar-se de que suas configurações de firewall permitem conexões de entrada para a porta 80 (para Apache) e porta 3306 (para MySQL). Para fazer isso, vá para Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade > Firewall > Opções do Firewall e clique no botão "+" para adicionar uma nova regra. Escolha "Apache Web Server" e "MySQL Server" na lista de aplicativos e clique em "OK". Em seguida, clique em "Concluído" para salvar suas alterações.
Agora, você pode abrir seu navegador e digitar ou na barra de endereço. Você verá uma página de boas-vindas com o logotipo do XAMPP e alguns links para várias ferramentas e recursos. Você pode usar esta página para testar seus scripts PHP, gerenciar seus bancos de dados, verificar suas configurações PHP e muito mais.
Parabéns! Você baixou e instalou com sucesso o XAMPP 2019 para Mac OS. Agora você pode usá-lo para criar e testar seus próprios aplicativos da web localmente.
Conclusão
Neste artigo, mostramos como baixar e instalar o XAMPP 2019 para Windows, Linux e Mac OS.Também explicamos o que é o XAMPP, quais são seus recursos e benefícios, quais são algumas de suas alternativas e como usá-lo para criar e testar seus próprios aplicativos web localmente.
O XAMPP é um pacote de software gratuito e de código aberto que fornece uma pilha completa de soluções de servidor da Web para vários sistemas operacionais. É fácil de instalar e usar, atualizado regularmente, independente, plataforma cruzada e suporta várias linguagens de programação, bancos de dados e módulos.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e que você tenha gostado de aprender como baixar o XAMPP 2019. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo.
perguntas frequentes
Qual é a diferença entre XAMPP e LAMP?
LAMP significa Linux, Apache, MySQL e PHP. É uma pilha de software comum que roda no Linux e inclui Apache, MySQL e PHP. O XAMPP é um pacote de software que contém esses componentes e também Perl, e pode ser executado no Windows, Linux ou Mac OS.
O XAMPP é seguro?
O XAMPP foi projetado para fins de desenvolvimento e teste, não para produção ou ambientes ao vivo. Portanto, não é seguro por padrão e apresenta alguns riscos de segurança. Por exemplo, as configurações padrão permitem que qualquer pessoa acesse seu servidor web, banco de dados ou arquivos. Você pode melhorar a segurança do XAMPP seguindo algumas do site oficial.
Como eu desinstalo o XAMPP?
Para desinstalar o XAMPP, você precisa interromper todos os serviços e excluir a pasta XAMPP do seu sistema. Para Windows, você pode usar o programa de desinstalação que acompanha o instalador do XAMPP. Para Linux e Mac OS, você pode usar os comandos de terminal sudo /opt/lampp/uninstall e sudo rm -rf /opt/lampp respectivamente.
Como faço para atualizar o XAMPP?
Para atualizar o XAMPP, você precisa baixar a versão mais recente do XAMPP em e instale-o sobre a instalação existente. No entanto, isso pode substituir algumas de suas configurações ou arquivos personalizados.Portanto, é recomendável fazer backup de seus dados e arquivos de configuração antes de atualizar o XAMPP.
Como instalo o WordPress no XAMPP?
Para instalar o WordPress no XAMPP, você precisa baixar a versão mais recente do WordPress em e extraia-o para a pasta htdocs na instalação do XAMPP. Então, você precisa criar um banco de dados e um usuário para WordPress usando o phpMyAdmin ou o terminal. Por fim, você precisa executar o script de instalação do WordPress acessando no seu navegador e seguir as instruções. 0517a86e26
Comments